O Rele PTC 4 terminais universal compressor 1/10 a 1/3 é um componente essencial para o bom funcionamento do seu compressor. Este rele é ideal para compressores de até 1/3HP e funciona com tensão 127v e 220v.
Com o Rele PTC, você pode melhorar a performance do compressor e prolongar a vida útil do equipamento. Este rele garante que o compressor estará sempre funcionando em seu máximo potencial, o que aumenta a produtividade e reduz o risco de paradas inesperadas.
Especificações do Rele PTC, para partida de compressor 1/10 a 1/3:
– Tipo: Rele PTC, para Partida de Compressor;
– Potência: 1/10 a 1/3HP;
– Tensão: 127V e 220V;
– Material: PVC;
– Dimensões: 7,5cm x 4,5cm x 3cm;
– Peso: 50g;
– Proteção contra sobrecarga;
– Partida suave do motor;
– Fácil instalação;
– Prolonga a vida útil do motor.
Para testar um relé, você vai precisar de um multímetro, que é uma ferramenta de teste usada para medir a voltagem, corrente elétrica e resistência em um circuito.
5 Passos para saber se o relé de partida do compressor esta com defeito:
1º Desconecte o aparelho que usa o relé e retire a tampa protetora.
2º Localize o relé no interior do aparelho e identifique os terminais que correspondem aos contatos comuns, normalmente abertos e normalmente fechados. Eles estarão identificados no relé.
3º Configure o multímetro para medir resistência elétrica (escala ôhmica) e verifique a resistência dos terminais comuns e normalmente abertos. A leitura deve ser próxima a zero ohm.
4º Configure o multímetro para medir continuidade elétrica (modo sonoro) e teste os terminais comuns e normalmente fechados. Não deve haver continuidade elétrica entre eles.
5º Teste a continuidade elétrica entre os terminais do relé e a bobina. A leitura deve ser próxima a zero ohm.
Se o relé não passar em todos esses testes, provavelmente está com defeito e precisa ser substituído.
Dicas sobre boas práticas na hora de executar o serviço da troca do relé PTC:
– Verificar se a tensão elétrica está de acordo com as especificações do compressor.
– Evitar o acionamento excessivo do compressor, o que pode causar sobrecarga e desgaste prematuro.
– Utilizar um relé de partida adequado e em bom estado de conservação.
– Verificar regularmente os terminais e cabos elétricos, evitando que fiquem frouxos ou corroídos.
– Realizar a manutenção preventiva do sistema, com limpeza e troca de peças conforme as recomendações do fabricante.
– Garantir a ventilação adequada do equipamento, evitando que o compressor fique exposto a altas temperaturas.