Sabe-se que a alimentação pode ser influenciada por diversos fatores, como os socioeconômicos, culturais, acessibilidade, religiosidade, filosofia, palatabilidade, entre outros. No que se refere à cultura, esta pode exercer influência especialmente pela interação dos indivíduos com o meio em que vivem, sendo que experiências, preferências, gostos e crenças podem moldar as nossas escolhas e hábitos alimentares. Culturalmente, o café é uma das bebidas mais consumidas mundialmente, sendo que cerca de 90% da população ocidental consome este alimento diariamente. No Brasil, o café é a segunda bebida mais consumida pela população, perdendo apenas para a água. Em média, os brasileiros ingerem de 3 a 4 xícaras de café por dia.
O café é originário das sementes da Coffea sp, uma planta da Etiópia, sendo que as principais espécies são Coffea arabica e Coffea canefora. Ele contém diversos compostos bioativos, sendo alguns com atividades antioxidantes, que podem beneficiar a saúde. É importante ressaltar que o café deve ser consumido em doses adequadas, aliado a uma dieta saudável e estilo de vida ativo. A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é o principal ingrediente ativo do café. É uma substância naturalmente presente em diversas espécies de vegetais, alimentos, bebidas e suplementos, tendo como exemplos o cacau, cola, chocolate, guaraná, erva mate, chá verde, entre outros. Mas quanto de cafeína tem no café? Bem, em 1 xícara (150 ml) de café torrado, moído e coado podemos encontrar aproximadamente de 40mg a 170mg de cafeína, dependendo da espécie utilizada e processo de extração. Após o consumo, a cafeína é absorvida do trato gastrointestinal (estômago e intestino delgado), uma vez que sua metabolização pode ser influenciada por fatores genéticos e ambientais. A literatura aponta que, a sua popularidade provavelmente ocorre pela atuação no sistema nervoso central como antagonista dos receptores de adenosina. Como consequência, este processo pode auxiliar na melhoria do foco e da concentração.
No esporte, a partir do final da década de 1970, ocorreu um aumento no investimento em estudos sobre a cafeína no exercício e no desempenho esportivo. Atualmente, a cafeína é amplamente utilizada por praticantes de exercício físico e atletas. De fato, a cafeína pode auxiliar no aumento da resistência e do desempenho em exercícios de resistência. Contudo, depende do protocolo de dose e tempo de ingestão da cafeína, tipo e nível de treinamento físico, além dos hábitos diários e genética. Comumente, a indicação é do consumo do suplemento cerca de 60 minutos antes da atividade física. Cientistas já estudaram a associação do consumo da cafeína em diversos esportes de resistência, como ciclismo, corrida e natação, com duração contínua ou intermitente.
É importante ressaltar que, a necessidade e recomendação nutricional é individual, e deve atender às suas demandas. Procure sempre a avaliação e acompanhamento de um nutricionista.
O suplemento alimentar Cafeína NewNutrition contém 200mg de cafeína anidra por porção. A cafeína em cápsulas pode ser utilizada antes de treinamentos ou de acordo com suas necessidades individuais. Recomenda-se consumir 1 cápsula (200mg de cafeína) 1 hora antes do exercício. Este produto destina-se a atletas e indivíduos acima de 19 anos. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem. Mantenha fora do alcance de crianças. Este produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças. É permitida uma recomendação diária de 400 miligramas exclusiva para atletas, desde que a dose individual não ultrapasse 200 miligramas.
Tabela Nutricional:
– Porção: 317g (1 Cápsula)
– Conteúdo: 60 e 120 cápsulas
– Lista de Ingredientes: Cafeína anidra, dióxido de silício e cápsula de gelatina (gelatina, corante dióxido de titânio e água). Não contém Glúten.
Aviso legal:
– Idade mínima recomendada: 19 anos.
– Consumir junto com alimentos para facilitar sua assimilação.
Conheça 5 Motivos Recomendados pela Essência Brasileira para Comprar:
1. Aumento de energia e foco: A cafeína é conhecida por seus efeitos estimulantes, proporcionando mais energia e melhorando o foco mental.
2. Melhora do desempenho esportivo: A cafeína pode auxiliar no aumento da resistência e do desempenho em exercícios de resistência, sendo amplamente utilizada por atletas.
3. Praticidade: As cápsulas de cafeína são fáceis de transportar e consumir, sendo uma opção conveniente para quem busca um impulso energético rápido.
4. Qualidade garantida: O suplemento Cafeína NewNutrition é produzido com ingredientes de alta qualidade, garantindo eficácia e segurança em seu consumo.
5. Recomendação profissional: É sempre importante buscar a orientação de um nutricionista antes de iniciar o uso de qualquer suplemento, garantindo que ele atenda às suas necessidades individuais.
– Sugestão de Uso:
Consumir 1 cápsula (200mg de cafeína) 1 hora antes do exercício. Este produto destina-se a atletas e indivíduos acima de 19 anos. Não exceder a recomendação diária de consumo indicada na embalagem. Mantenha fora do alcance de crianças. Este produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças. É permitida uma recomendação diária de 400 miligramas exclusiva para atletas, desde que a dose individual não ultrapasse 200 miligramas.
Usuário do Mercado Livre –
Ok, só atrasou um pouco.
Usuário do Mercado Livre –
Vamos ver parece ser bom.
Usuário do Mercado Livre –
Muito bom, absorção rápida, cafeína pura em pó, sem óleo ou diluentes, pode ser utilizada em jejum intermitente.